Arte Naval- 7ª edição

Compartilhamento e dicas de onde obter a bibliografia recomendada no edital.
bahot
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 63
Joined: Mon Apr 11, 2016 2:02 am

Re: Arte Naval- 8ª edição

Postby bahot » Tue Oct 15, 2019 12:38 am

Gostaria de compartilhar com todos vocês umas observações. Parece que no Volume 2 está faltando alguns conteúdos.

No sumário tem-se:

Capítulo 11
Item 11.11 Comando eletrônico da máquina do leme;
Item 11.12 Sistema de governo de propulsão azimutal;
Item 11.13 Propulsor lateral utilizado para manobras do navio (bow/ stern thruster).

Capítulo 15 (apesar de não cair na prova, também pude perceber)
Item 15.10 Aplicabilidade dos PRFV.

Entretanto não consta no livro essas partes.

O preocupante é o seguinte: a inclusão de um assunto importante no capítulo 11 do AN e de uma matéria que nunca foi cobrada (Aparelho de governo).

Enviei um email a DPHDM (Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha) e eles ficaram de me responder ainda.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Arte Naval- 8ª edição

Postby Admin » Tue Oct 15, 2019 7:59 am

Gostaria de compartilhar com todos vocês umas observações. Parece que no Volume 2 está faltando alguns conteúdos.

No sumário tem-se:

Capítulo 11
Item 11.11 Comando eletrônico da máquina do leme;
Item 11.12 Sistema de governo de propulsão azimutal;
Item 11.13 Propulsor lateral utilizado para manobras do navio (bow/ stern thruster).

Capítulo 15 (apesar de não cair na prova, também pude perceber)
Item 15.10 Aplicabilidade dos PRFV.

Entretanto não consta no livro essas partes.

O preocupante é o seguinte: a inclusão de um assunto importante no capítulo 11 do AN e de uma matéria que nunca foi cobrada (Aparelho de governo).

Enviei um email a DPHDM (Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha) e eles ficaram de me responder ainda.
Bem notado!
A verba deve ter acabado antes que conseguissem elaborar o texto. Provavelmente estava no projeto inicial, mas acabou ficando de fora.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Arte Naval- 7ª edição

Postby Fabricio » Fri Jun 26, 2020 8:35 am

Amigos,

Uma dúvida. No Capitulo 1 da sétima edição, 2005 O item 1.160 - Aparelho de governo possui de início a mesma definição que o item 1.158 Boça da Amarra:
- Pedaço de cabo ou corrente com que se aboça a amarra; faz parte do aparelho de fundear.

Depois no item Aparelho de Governo vem o resto da definição: Termo que compreende as rodas do leme, os gualdropes, a máquina do leme e os acessóarios....

Bom, eu acho que que a definição inicial do item 1.160 está errada, foi copiada incorretamente do item 1.158. Se eu estiver errado, cancelo minha habilitação de Capitão Amador... :lol:

Depois de ler 10x isso só hoje prestei atenção...

abs

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Arte Naval- 7ª edição

Postby Admin » Fri Jun 26, 2020 8:44 am

Amigos,

Uma dúvida. No Capitulo 1 da sétima edição, 2005 O item 1.160 - Aparelho de governo possui de início a mesma definição que o item 1.158 Boça da Amarra:
- Pedaço de cabo ou corrente com que se aboça a amarra; faz parte do aparelho de fundear.

Depois no item Aparelho de Governo vem o resto da definição: Termo que compreende as rodas do leme, os gualdropes, a máquina do leme e os acessóarios....

Bom, eu acho que que a definição inicial do item 1.160 está errada, foi copiada incorretamente do item 1.158. Se eu estiver errado, cancelo minha habilitação de Capitão Amador... :lol:

Depois de ler 10x isso só hoje prestei atenção...

abs
Está errado mesmo, Fabrício.
Tem que ter nervos com estes livros da Marinha.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Arte Naval- 7ª edição

Postby Fabricio » Fri Jun 26, 2020 9:04 am

Amigos,

Uma dúvida. No Capitulo 1 da sétima edição, 2005 O item 1.160 - Aparelho de governo possui de início a mesma definição que o item 1.158 Boça da Amarra:
- Pedaço de cabo ou corrente com que se aboça a amarra; faz parte do aparelho de fundear.

Depois no item Aparelho de Governo vem o resto da definição: Termo que compreende as rodas do leme, os gualdropes, a máquina do leme e os acessóarios....

Bom, eu acho que que a definição inicial do item 1.160 está errada, foi copiada incorretamente do item 1.158. Se eu estiver errado, cancelo minha habilitação de Capitão Amador... :lol:

Depois de ler 10x isso só hoje prestei atenção...

abs
Está errado mesmo, Fabrício.
Tem que ter nervos com estes livros da Marinha.
Obrigado Admin,

Não vou cancelar minha habilitação de Capitão Amador e continuar estudando para Prático! :lol: 8-)

Abs


Return to “Bibliografia Recomendada”