Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Compartilhamento e dicas de onde obter a bibliografia recomendada no edital.
User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Admin » Thu Jan 07, 2021 5:50 pm

Atualmente (janeiro de 2021), temos três versões bem diferentes da publicação Tug Use in Port.
Uma que foi adotada no último processo seletivo, uma versão baseada nesta última mas traduzida e editada no Brasil, e uma nova que vem da atualização da antiga. A mais recente sofreu alterações tão impactantes que não pode ser encarada como uma simples correção, assim como as novas edições das outras publicações do edital até hoje.
Qual delas devemos estudar afim de nos preparar para um próximo processo seletivo? :?:
TugUseinPort.jpg
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby praticodocerrado » Thu Jan 07, 2021 10:30 pm

Vou postar a minha opinião, pois não tem resposta certa para essa pergunta. Penso que se deva estudar o TUP3 e o Rebocadores Portuários do Plínio Calenzo.

O livro do Plínio é o TUP2 traduzido, então quem estuda a versão em português já terá estudado o TUP2. E deve-se estudar também o TUP3 por ser mais abrangente, completo e atualizado. Devemos estar preparados para tudo.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Admin » Fri Jan 08, 2021 3:06 pm

Vou postar a minha opinião, pois não tem resposta certa para essa pergunta. Penso que se deva estudar o TUP3 e o Rebocadores Portuários do Plínio Calenzo.

O livro do Plínio é o TUP2 traduzido, então quem estuda a versão em português já terá estudado o TUP2. E deve-se estudar também o TUP3 por ser mais abrangente, completo e atualizado. Devemos estar preparados para tudo.
Verdade. Quem quiser ficar pronto para tudo tem que estudar todas as opções disponíveis.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Fabricio » Tue Jan 12, 2021 4:16 pm

Atualmente (janeiro de 2021), temos três versões bem diferentes da publicação Tug Use in Port.
Uma que foi adotada no último processo seletivo, uma versão baseada nesta última mas traduzida e editada no Brasil, e uma nova que vem da atualização da antiga. A mais recente sofreu alterações tão impactantes que não pode ser encarada como uma simples correção, assim como as novas edições das outras publicações do edital até hoje.
Qual delas devemos estudar afim de nos preparar para um próximo processo seletivo? :?:
TugUseinPort.jpg

O grande problema de terceira edição e que a editora não envia para o Brasil, nesse caso você deve ter que enviar para um outro Pais (ex. USA) e pedir para alguém reenviar para você. Eu acho um pouco dificil no momento a Marinha cobrar um terceira edição para uma prova num prazo de 12 meses. Se o exame for em 2025 talvez, mas se for amanhã sem condições de ter esse livro.

Abs

User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby pdf » Tue Jan 12, 2021 4:23 pm

Será que não sai uma tradução do TUP 3 antes do próximo PSCPP? :o

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 60
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby frank1307 » Tue Jan 12, 2021 6:01 pm

Atualmente (janeiro de 2021), temos três versões bem diferentes da publicação Tug Use in Port.
Uma que foi adotada no último processo seletivo, uma versão baseada nesta última mas traduzida e editada no Brasil, e uma nova que vem da atualização da antiga. A mais recente sofreu alterações tão impactantes que não pode ser encarada como uma simples correção, assim como as novas edições das outras publicações do edital até hoje.
Qual delas devemos estudar afim de nos preparar para um próximo processo seletivo? :?:
TugUseinPort.jpg

O grande problema de terceira edição e que a editora não envia para o Brasil, nesse caso você deve ter que enviar para um outro Pais (ex. USA) e pedir para alguém reenviar para você. Eu acho um pouco dificil no momento a Marinha cobrar um terceira edição para uma prova num prazo de 12 meses. Se o exame for em 2025 talvez, mas se for amanhã sem condições de ter esse livro.

Abs

Isso não é exatamente um problema, uma vez que a maioria dos candidatos já adquiriu a versão digitalizada em algum grupo da praticagem...

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby praticodocerrado » Wed Jan 13, 2021 1:35 am

O TUP3 é de 2018 e já estamos em 2021. Não vejo problemas para que seja cobrado a qualquer momento. Inclusive, o pessoal ligado à MB já está de posse do livro, como o prof. Mesquita, que dá curso de TUP3 há um tempo.

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Fabricio » Wed Jan 13, 2021 1:30 pm

Atualmente (janeiro de 2021), temos três versões bem diferentes da publicação Tug Use in Port.
Uma que foi adotada no último processo seletivo, uma versão baseada nesta última mas traduzida e editada no Brasil, e uma nova que vem da atualização da antiga. A mais recente sofreu alterações tão impactantes que não pode ser encarada como uma simples correção, assim como as novas edições das outras publicações do edital até hoje.
Qual delas devemos estudar afim de nos preparar para um próximo processo seletivo? :?:
TugUseinPort.jpg

O grande problema de terceira edição e que a editora não envia para o Brasil, nesse caso você deve ter que enviar para um outro Pais (ex. USA) e pedir para alguém reenviar para você. Eu acho um pouco dificil no momento a Marinha cobrar um terceira edição para uma prova num prazo de 12 meses. Se o exame for em 2025 talvez, mas se for amanhã sem condições de ter esse livro.

Abs

Isso não é exatamente um problema, uma vez que a maioria dos candidatos já adquiriu a versão digitalizada em algum grupo da praticagem...
Como você sabe que a maioria dos candidatos?? Estudo há mais de cinco anos e até hoje não consegui ter essa edição enviada para o Brasil. Poderia solicitar o envio para outro País e pagar uma taxa absurda para ter o livro, mas não é o caso.
Desculpa amigo, isso não tem como saber que a maioria dos candidatos já tem. Além disso essa terceira edição não vende digitalizada. Então existe um problema de direitos autorais nesse caso. Se o livro não pode ser enviado diretamente para o Brasil a MB não tem como cobrar essa versão.

Abs

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Fabricio » Wed Jan 13, 2021 1:49 pm

O TUP3 é de 2018 e já estamos em 2021. Não vejo problemas para que seja cobrado a qualquer momento. Inclusive, o pessoal ligado à MB já está de posse do livro, como o prof. Mesquita, que dá curso de TUP3 há um tempo.
Ótimo para o professor! Se a MB conseguiu comprar o original e enviar para o Brasil ótimo. A MB não pode exigir um livro que não seja entregue no Brasil. Infelizemente desde 2018 a editora não envia para o Brasil, portanto não tem como exigir uma publicação que não esteja dispónivel para entrega. Além disso, estudar em cópias digitais fere o direito autoral do autor, portanto conforme explanado anteriormente a MB somente poderia exigir o que esta disponível para aquisição e envio para o Brasil, TUP2.

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby praticodocerrado » Wed Jan 13, 2021 1:52 pm

Meu caro, estamos querendo ajudar. Não adianta brigar contra os fatos. Se na sua visão a MB não pode cobrar o livro porque não vende no Brasil, como ela sempre cobrou PNA? Naval Shiphandling? Squat Interaction? Desculpa, mas acho bom correr para obter o livro. Todos os colegas que estudam com quem converso já possuem o TUP3.

Dá uma olhada na dica que postei em viewtopic.php?f=7&t=590. A ideia é ajudar... o risco é de quem faz a escolha de não estudar um livro que pode ser obtido, ainda que seja caro ou complicado. Eu comprei o TUP3, foi caro, mas não foi difícil fazer chegar ao Brasil.


Return to “Bibliografia Recomendada”

cron