Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Compartilhamento e dicas de onde obter a bibliografia recomendada no edital.
User avatar
pdf
Contribuidor Victor
Contribuidor Victor
Posts: 77
Joined: Tue Mar 03, 2015 11:16 am

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby pdf » Wed Jan 13, 2021 4:53 pm

Senhores, não há motivo para brigas sobre essa questão. Não há certo ou errado até o momento a esse respeito.

Muito provavelmente nem mesmo o presidente da banca sabe que ele, futuramente, será designado para tal atribuição.

A dúvida que fica é se o livro será o TUP2 em português ou o TUP3.
Acho que todos concordam que o TUP2 original, certamente, não será mais utilizado.

Baseado no histórico dos processos anteriores, em relação a atualizações de edições de bibliografia, me parece que sempre houve atualização automática, a única exceção é o PNA.

No caso específico do PNA, a atualização não foi realizada por motivos óbvios.
A nova versão do volume 2 é muito focado em CFD, um assunto teórico que já era árido, ficou de mais difícil digestão ainda.
Já o novo volume 3 não saiu até hoje, o autor responsável pela atualização do livro acabou falecendo há pouco tempo.

Minha opinião sobre o TUP:

Não acho que dificuldade de acesso ao livro seria barreira para cobrá-lo no processo, além disso, é um livro bastante técnico, a tecnologia evoluiu muito nessas duas última décadas e a parte "nobre" do livro para o nosso processo seletivo, que é, sem dúvida nenhuma, o capítulo 2, foi amplamente revisado e ampliado pelo autor na nova versão.

Claro, a decisão caberá ao presidente da banca, mas, me colocando no lugar dele, eu adotaria a versão mais atual.

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Fabricio » Thu Jan 14, 2021 8:13 am

Senhores, não há motivo para brigas sobre essa questão. Não há certo ou errado até o momento a esse respeito.

Muito provavelmente nem mesmo o presidente da banca sabe que ele, futuramente, será designado para tal atribuição.

A dúvida que fica é se o livro será o TUP2 em português ou o TUP3.
Acho que todos concordam que o TUP2 original, certamente, não será mais utilizado.

Baseado no histórico dos processos anteriores, em relação a atualizações de edições de bibliografia, me parece que sempre houve atualização automática, a única exceção é o PNA.

No caso específico do PNA, a atualização não foi realizada por motivos óbvios.
A nova versão do volume 2 é muito focado em CFD, um assunto teórico que já era árido, ficou de mais difícil digestão ainda.
Já o novo volume 3 não saiu até hoje, o autor responsável pela atualização do livro acabou falecendo há pouco tempo.

Minha opinião sobre o TUP:

Não acho que dificuldade de acesso ao livro seria barreira para cobrá-lo no processo, além disso, é um livro bastante técnico, a tecnologia evoluiu muito nessas duas última décadas e a parte "nobre" do livro para o nosso processo seletivo, que é, sem dúvida nenhuma, o capítulo 2, foi amplamente revisado e ampliado pelo autor na nova versão.

Claro, a decisão caberá ao presidente da banca, mas, me colocando no lugar dele, eu adotaria a versão mais atual.
Não é motivo para briga, nem discussão. A minha indagação continua como no texto anterior. A MB não pode cobrar um livro que não esta disponível para entrega no País e nem tão pouco acordar que se utilize cópias digitais sem conscentimento do autor, isso se enquadra em direito autoral. Não importa se esteja sendo ministrado em cursos da MB o TUP 3, a bibliografia solicitada deve estar disponivel para aquisição de qualquer pessoa
Se o exemplar não pode ser adquirido no País, ela não pode cobrar. Caso isso seja apresentado em um edital, o próprio edital poderá se questionado e até um acionamento na justiça questionando. Portanto, espero que na data do exame isso seja levado em conta.

abs

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Fabricio » Thu Jan 14, 2021 8:20 am

Meu caro, estamos querendo ajudar. Não adianta brigar contra os fatos. Se na sua visão a MB não pode cobrar o livro porque não vende no Brasil, como ela sempre cobrou PNA? Naval Shiphandling? Squat Interaction? Desculpa, mas acho bom correr para obter o livro. Todos os colegas que estudam com quem converso já possuem o TUP3.

Dá uma olhada na dica que postei em viewtopic.php?f=7&t=590. A ideia é ajudar... o risco é de quem faz a escolha de não estudar um livro que pode ser obtido, ainda que seja caro ou complicado. Eu comprei o TUP3, foi caro, mas não foi difícil fazer chegar ao Brasil.
Prezado Pratico do Cerrado,

Você poderá olhar esses livros mencionados no site da Amazon e verificar que todos estão disponíveis para entrega. Conforme falei, não se pode cobrar uma documentação para estudo que não esteja disponivel, isso já é um grande argumento para cancelamento do edital caso seja cobrado.
Não adianta correr para TUP 3, pois quem conhece bem sobre rebocadores portuários, não vai ficar defasado pelo TUP3. Além disso, no edital anterior a cobrança de dois livros de rebocadores não fez o menor sentido, sendo que o livro rebocadores portuários nada mais é do que um resumo do TUP 2, portanto não será o TUP3 que vai deixar alguém não efetuar a prova.
Abs

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 60
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby frank1307 » Thu Jan 14, 2021 11:38 am

Se a MB quiser cobrar, ela vai só cobrar e pronto. Entretanto, acredito que ela vai cobrar a TUP2 traduzida, simplesmente pra privilegiar a produção nacional.

User avatar
Admin
Site Admin
Site Admin
Posts: 1027
Joined: Thu Jan 29, 2015 7:52 pm
Contact:

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Admin » Thu Jan 14, 2021 6:19 pm

Prezado Pratico do Cerrado,

Você poderá olhar esses livros mencionados no site da Amazon e verificar que todos estão disponíveis para entrega. Conforme falei, não se pode cobrar uma documentação para estudo que não esteja disponivel, isso já é um grande argumento para cancelamento do edital caso seja cobrado.
Não adianta correr para TUP 3, pois quem conhece bem sobre rebocadores portuários, não vai ficar defasado pelo TUP3. Além disso, no edital anterior a cobrança de dois livros de rebocadores não fez o menor sentido, sendo que o livro rebocadores portuários nada mais é do que um resumo do TUP 2, portanto não será o TUP3 que vai deixar alguém não efetuar a prova.
Abs
MB é ninja em fazer coisas sem sentido.
Isso de ter duas publicações iguais num mesmo edital foi apenas uma das pérolas. :evil:
Os gabaritos bizarros e traduções erradas nas provas são o fundo do poço. :(
Como disse o colega acima: Fazem o que querem.
Administração do Fórum | O Praticante de Prático

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby praticodocerrado » Thu Jan 14, 2021 11:27 pm

Prezado Pratico do Cerrado,

Você poderá olhar esses livros mencionados no site da Amazon e verificar que todos estão disponíveis para entrega. Conforme falei, não se pode cobrar uma documentação para estudo que não esteja disponivel, isso já é um grande argumento para cancelamento do edital caso seja cobrado.
Não adianta correr para TUP 3, pois quem conhece bem sobre rebocadores portuários, não vai ficar defasado pelo TUP3. Além disso, no edital anterior a cobrança de dois livros de rebocadores não fez o menor sentido, sendo que o livro rebocadores portuários nada mais é do que um resumo do TUP 2, portanto não será o TUP3 que vai deixar alguém não efetuar a prova.
Abs
Amigo, pessoal aqui está só querendo ajudar, mas você levou pro lado pessoal. Desejo boa sorte nos seus estudos e na ação judicial que pretende ingressar. Como eu não estou garantido em nenhuma matéria, apenas sigo estudando e agregando o máximo de conhecimento que eu puder.

User avatar
Fabricio
Contribuidor Tango
Contribuidor Tango
Posts: 65
Joined: Tue Nov 29, 2016 7:26 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby Fabricio » Fri Jan 15, 2021 4:15 pm

Prezado Pratico do Cerrado,

Você poderá olhar esses livros mencionados no site da Amazon e verificar que todos estão disponíveis para entrega. Conforme falei, não se pode cobrar uma documentação para estudo que não esteja disponivel, isso já é um grande argumento para cancelamento do edital caso seja cobrado.
Não adianta correr para TUP 3, pois quem conhece bem sobre rebocadores portuários, não vai ficar defasado pelo TUP3. Além disso, no edital anterior a cobrança de dois livros de rebocadores não fez o menor sentido, sendo que o livro rebocadores portuários nada mais é do que um resumo do TUP 2, portanto não será o TUP3 que vai deixar alguém não efetuar a prova.
Abs
Amigo, pessoal aqui está só querendo ajudar, mas você levou pro lado pessoal. Desejo boa sorte nos seus estudos e na ação judicial que pretende ingressar. Como eu não estou garantido em nenhuma matéria, apenas sigo estudando e agregando o máximo de conhecimento que eu puder.

Amigo, Leia a resposta do admin no post anterior a esse. Infelizmente no Brasil ninguém respeita nada. E se estou falando de ação judicial e por que qualquer processo seletivo deve ser "democrático" com acesso a informação para todos que desejam estudar. Verifique outros processos seletivos e também concursos. Estudar com bibliografia "pirata" somente para dificultar o acesso e restrição de pessoas não faz parte de um processo transparente. Os que atuam hoje e tem contatos na área sabem muito bem o motivo de tantos processos seletivos de 2006 até 2012 com tantas vagas, não vou entrar em detalhes, mas posso dizer que provas mal elaboradas, falhas com bibliografia recomendada entre outras. Se você não teve a oportunidade de acessar a documentação de processos seletivos em Países como USA e entre outros vai ver que existe um abismo e falta de didatica para a avaliação nos processos seletivos. Vou somente listar um absurdo aqui:
NORMA 12:
Item 0214 - Teste de suficiência física
1) Execucão de 4 exercícios de barras completos????????
Pode explicar?? Quando você vai embarcar precisa subir uma escada de pelo menos 9 metros. Você vai fazer 4 barras na escada???

O certo e a marinha colocar uma escada de quebra peito em um navio ou em um parede com proteção e equipamento de segurança no candidato e fazer ele subir essa escada como parte da seleção psicofísica. Nadar 50 metros e boiar 20 minutos entendo muito bem, agora fazer 4 barras?? Você vai fazer exercicio de barras antes de embarcar em um navio??? (WTF)
Fora outros absurdos que poderia listar aqui mas não pretendo me alongar. Isso sim e uma discussão saudável, não e nada pessoal.

Abs

User avatar
frank1307
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 60
Joined: Tue Oct 15, 2019 11:12 am

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby frank1307 » Sat Jan 16, 2021 1:32 am

Amigo,


Em se tratando da praticagem, não adianta tentar conjecturar nada baseado na razoabilidade/racionalidade, porque a grande verdade é que absolutamente tudo pode acontecer e parte de se aventurar nessa empreitada é assumir esse risco. O melhor que se pode fazer é se preparar pra todos os cenários, se a bibliografia vai cair ou não de uma determinada forma, foge completamente do nosso controle.

User avatar
praticodocerrado
Contribuidor Whiskey
Contribuidor Whiskey
Posts: 83
Joined: Wed Sep 09, 2015 10:23 pm

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby praticodocerrado » Sat Jan 16, 2021 3:24 pm

Concordo plenamente contigo, Fabricio, mas também com o frank1307. Embora muitas regras nos pareçam sem sentido, o regulamento do jogo está posto e quem quer passar precisa se submeter a ele, pois questionar não vai fazê-lo passar. E sim, eu conheço razoavelmente bem de concurso e seleções, pois fui concurseiro há alguns anos na carreira jurídica até alcançar o cargo que ocupo hoje. Estou muito feliz mas quero mais. E te digo o seguinte: as provas da MB são bem mais "amarradas" que as da área jurídica, pois pelo menos eles indicam a bibliografia e não pode sair questão que não seja dos livros indicados. Basta ler os livros indicados, várias vezes, da frente pra trás e de trás pra frente, de cabeça para baixo etc. e se especializar nisso. Não tem outro caminho. Na área jurídica não é assim, a banca indica apenas os assuntos e podem tirar jurisprudência do bolso ou questão de qualquer livro ou doutrinador do universo, e não há como questionar isso nem no Judiciário (procure pela jurisprudência a respeito).

Ou seja, pelo menos os critérios dos militares são mais objetivos do que nos concursos públicos normais. Como meu objetivo não é mudar o mundo e sim mudar de vida, apenas jogo as regras do jogo. Como dizia um grande professor que tive: ainda que haja alguma injustiça pontual no concurso ou questões absurdas, sua obrigação é fazer pontos suficientes para não depender disso para passar. Pergunta pro pessoal do último concurso se eles se importam com a questão de bow-thruster da última prova. Que nada, estão aproveitando a vida de prático, pois não dependeram daquela questão para passar. É assim que penso, pelo menos.

bahot
Contribuidor Sierra
Contribuidor Sierra
Posts: 63
Joined: Mon Apr 11, 2016 2:02 am

Re: Tug Use in Port | Qual versão estudar?

Postby bahot » Sat Jan 16, 2021 5:29 pm

as publicaçoes shiphandling for the mariner, naval shiphandling e squat mencionadas aqui, podem ser estudadas na biblioteca da marinha situada no rj. tem outros livros tb como o pna. endereço: rua Mairink Veiga, 28 - centro. com a pandemia, nao sei ao certo como e se esta aberta. e claro, tug2 tb consta no seu acervo.


Return to “Bibliografia Recomendada”